Por Genifer Gerhardt

Estou cansada, sabe, filho?
Cansada.
Deito assim ao fim do dia e o incêndio dos tempos caçoa de meu corpo que,
derrubado,
busca dormir.
Cansada. E nem é de ti, pequeno.
Cansada do balanço das ondas. Do não cessar.

Estou cansada da imensidão da batalha.
Dos ‘ismos’ e ‘istas’ caçoando de nós.
Dos discursos inflamados sem ouvidos.
Dos dinossauros dos nossos tempos.

Estou cansada dos seguranças da feira pedindo para que o homem saia dali
– o homem, aquele, o negro, que toca seu pandeiro com uma caixa de papelão ao lado.
Estou cansada do meu cansaço
e dos meus silêncios que ainda perduram tempo demais.

Estou cansada dos olhos dos homens
mas cansada também das ilhas das mulheres.
Das cicatrizes desnecessárias
do que já deveria ser cura.

( Cansada do frio que não aquece em abraço )

Estou cansada, filho, dos temores da minha geração
e mais cansada ainda
dos temores que implantam na tua.

E eu, agora, deito ao teu lado,
mão com mão
e toda noite é refúgio para cansaço.
Mas sei, filho,
– sei –
que amanhã floresceremos em mais coragem.
E que na noite seremos mais uma vez
conchas
cansadascansadascansadas
mas reunidas em beira de mar que vai e vem e vai e vem e.

( Estou cansada
mas o desastre não é morada )

Estou atenta, sabe, filho…
e todas as esperanças também residem em mim.
Por essas mãos entrelaçadas
– filho –
a gente também constrói marés.

A gente também
constrói
marés.

E nosso fôlego
é nosso (a)mar.

Por Genifer Gerhardt

Porto Alegre/RS, 1º de julho de 2017.

Foto: Por Júlio Bernabé, olhar de esposo e Pai apaixonado. 

19642697_1581611685182718_5242533795569623661_n

Deixe um comentário

