O Sagrado está no Mundo

Um olhar sobre as histórias por trás do turismo…
Diante da arquitetura fantástica e com detalhes riquíssimos, inciada desde 1.882, essa basílica da Sagrada Família, ainda inacabada continua tecendo as relações humanas mundiais através de tantos trabalhadores que fizeram parte dessa história.
Não é somente o estilo naturalista do brilhante arquiteto Gaudí, e sua perfeita harmonia na inter-relação entre os elementos estruturais e ornamentais, entre plástica e estética, entre função e forma contendo a integração de todas as artes em um todo estruturado e lógico, que nos chamou atenção.
Hoje nossos ouvidos foram aguçados e abordei alguns trabalhadores que estavam na hora da ciesta, fiquei conhecendo o grupo, na maioria paquistaneses que com timidez mas muito bom humor, nos informaram que ganham em média 1.200 euros para trabalhar em uma das obras mais famosas da Espanha…
Enquanto a basílica era rodeada por turistas, fiquei pensando quantos desse trabalhadores são vistos como construtores desse lindo monumento.
A maioria dos turistas que estavam ali, talvez não estivessem com os olhares aguçados para enxergar a riqueza daquele momento, pois estávamos diante de artistas que com maestria e dedicação, estão finalizando a obra de um dos maiores arquitetos espanhóis, mas acima de tudo, o que nossa percepção sentiu é que o sagrado da Basílica, se encontra na riqueza de histórias escondidas atrás desse grande monumento.


Quantas famílias foram criadas, reconstruídas, desfeitas, abandonadas e afetadas pela Basílica?

Quantas relações entrelaçadas através dessa construção?

Hoje a basílica foi o lar de várias culturas antigas, trazidas pela presença desses paquistaneses que estão alí para dar vida à obra, apesar de tantos momentos de sua história marcados pela guerra e destruição.


E apesar de estarem fora de suas terras, longe de suas famílias, percebemos que o sorriso e bom humor do grupo são, talvez, as alavancas que os ajudam a mergulhar nessa história da construção da Basílica, que na verdade, está sendo construída pelo Mundo todo.

Foto: Júlio Bernabé
#NapresençadosSentidos#Aguçarossentidos#Histórias#SagradaFamílianoMundo#

Anúncios

3 comentários em “O Sagrado está no Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s