Dia indigesto

Aquele dia em que a gente acorda com as emoções indigestas, com os pensamentos  a mil e como de praxe tentando racionalizar o que não tem explicação…

E quem nunca se sentiu assim?

Pois o sentir é assim, não se explica, do amor ao ódio, sente-se.

Não há análise, razão ou conceitos que substituam o sentir, mas como são emoções  indigestas, pensamos um pouco antes de mergulhar…

Como se estivéssemos diante de um prato que contém um menu que é pesado, sabemos que é tarde, que pode nos fazer mal… ponderamos. Ponderamos mas mergulhamos porque a voracidade e o desejo falam mais alto que a razão.

Assim são nossas emoções indigestas, como o desejo, não se explica, muitas vezes achar a causa não nos retira do sentir atual. Ainda bem.

Então como no prato suculento à nossa frente, nos entregamos.

Nessa entrega sentimos culpa e receio de nos fundirmos ao mau estar que isso  nos causa e e temos medo de nos perdermos por falta de controle dessas emoções.

Eu estou com raiva, não sou a raiva.

Eu estou sentindo medo, não sou o medo.

Certa vez um amigo me disse que sua namorada havia terminado com ele porque bebia demais, então ele me disse:

– Eu bebo demais, mas não me RESUMO a isso.

Muitas vezes não nos permitirmos a entrega na vivência das emoções negativas, pois sentimos medo de nos perder, de nos desidentificar; medo de mergulhar em nossa sombra e não conseguir voltar, ressurgir.

E  não percebemos que são os sentimentos que nos abrem possibilidades infinitas, quando aceitos e digeridos.

Estamos diariamente na construção de nossas escolhas e as emoções indigestas fazem parte e são importantíssimas para essa construção, reconhecemos o amargo porque experimentamos o doce. E porque nossa língua tem papilas gustativas especialmente para perceber, suportar e digerir o azedo.

Por que seria diferente com nossa psiquê? temos suporte emocional suficientes para digerir as más sensações, sentimentos e emoções. Mas estamos perdendo nossa capacidade de fazer uma entrega visceral a essas emoções.

Queremos ficar à borda da copa onde se encontram os frutos, mas esquecemos que se não alimentarmos as raízes, a árvore morre.

Em algumas árvores, os nutrientes dos frutos não foram produzidos e levados através das raízes, frutos ocos, e o oco é preenchido por aquilo que colocarem dentro dele.

Só o sentir alimenta; e para sentir é necessário mergulhar em todos tipos de sabores que nossa alma possa experimentar.

Nos perceber, criar experiências, sentir os momentos, a vida, a natureza humana, a troca, as relações e aprender a digeri-las com alma e afeto.

Emoções e sentimentos nos ajudam a criar constantemente: uma nova vida, uma nova arte, uma nova forma de se relacionar, um novo caminho e foram elas que me fizeram, por exemplo, chegar até você, nesse simples texto.

Não se acalma um vulcão em erupção com água, é preciso deixa-lo  derramar  suas lavas , e então, ele adormece.

E assim termino minha noite, intensamente entregue após um vulcão de emoções onde suas lavas foram usadas de forma criativa, densa mas com imenso desejo de que elas  alimentem  suas raízes.

 

3 comentários em “Dia indigesto

  1. É entrar aqui e sentir que o fôlego vai me deixando lentamente enquanto leio você.
    Confesso que é difícil essa separação, não é? E que por mais estranho que isso possa soar, só quando as emoções tomam o formato de um furacão é que conseguimos nos enxergar no meio de todo o caos, né?
    Hoje li uma frase que está tintilando na minha cabeça : “Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto.”
    Ahhh, gostei tanto do teu blog que eu o indiquei ao prêmio Dardos Blogger, tá?
    Ta aqui https://histericaspontocom.wordpress.com/2016/07/06/premio-dardos-blogger/ e espero que tu gostes. ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Seja bem vinda à nossa casa! Ah que delícia de comentário. Vou te contar o segredo, são afetados somentes aqueles que tem grande capacidade de afetar, afinal, não é todo mundo q consegue segurar o fôlego sabendo q vai sobreviver de forma mais intensa. Sou menina moça nessa história de blog, rs, mas vindo com tamanha partilha, aceito de coração.Gratidão pela presença e sua xícara de chá e afeto estará sempre aqui, esperando por vc. 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

